Avançar para conteúdo principal

APPACDM Coimbra recebe Medalha de Ouro da Cidade

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra recebeu, no dia 4 de julho, a Medalha da Cidade, Grau Ouro, pelas mãos do Município.

Esta distinção, que já tinha sido proposta a 27 de dezembro de 2019, foi ontem recebida pela Presidente da instituição, Helena Albuquerque, e por quatro utentes: José Manuel, Paulo Sérgio, Maria José e Isabel Cláudia. Numa cerimónia solene na Antiga Igreja do Convento São Francisco, Helena Albuquerque sublinhou o facto de a APPACDM Coimbra ser uma instituição “de vidas e de histórias”. Por isso, a utente Maria José tomou da palavra e contou um pouco da sua história – começou na instituição como trabalhadora na antiga creche Abelhinha, tendo depois reformado-se. Passou a vivou no Lar de Montes Claros e, durante a semana, convive com os restantes colegas no Centro de Atividades Ocupacionais de São Silvestre.

A presidente da APPACDM Coimbra sublinhou que a vida das pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias “teria sido muito pior sem a instituição”. Deu como exemplo a sua própria história, como mãe de um jovem com Síndrome de Down, que desde muito cedo é apoiado pela associação. É dessas histórias, referiu a Presidente, que é feita a APPACDM Coimbra. É feita das histórias de quem lá passou, de quem é apoiado, de quem apoio, de quem luta pela missão e pela causa.

Helena Albuquerque referiu ainda a importância desta distinção, dedicando-a a três grupos: colaboradores, famílias e às pessoas com deficiência intelectual. Sublinhou a relevância da empatia para com a pessoa com deficiência intelectual, referindo que nem sempre é fácil colocar-nos na sua posição, mas devemos sempre tentar.

A medalha foi apresentada pelo vereador Nuno Freitas, que começou a sua intervenção dizendo:

“Queridos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Intelectual,

Hoje é o dia maior do que nós. Hoje é o dia da alegria que sublima as horas de tristeza. Hoje é o dia da justiça que redime os tempos de revolta.

Hoje é o dia da verdade límpida e auto-evidente: todos os Homens são criados iguais, igualmente tocados pela fragilidade da imperfeição.”

O vereador continuou o seu elogio, sublinhando a vertente humana da instituição:

“Hoje mais de 1200 cidadãos apoiados por 300 colaboradores dedicados da APPACDM são a prova real, efectiva e comprovável da mais importante lição democrática e cívica que recorrentemente esquecemos: a liberdade de iniciativa individual, a liberdade de prosseguir objectivos de bem comum, a liberdade de associação em torno de ideias e desafios é o maior património da Humanidade.”

“Numa cerimónia de homenagem ao nosso futuro comum, a inspiração que todos os pais e amigos da pessoa deficiente nos trazem esmaga-nos pela sua simplicidade humanista de compaixão e esperança.”

Assista à cerimónia de entrega através deste vídeo.

APPACDM Coimbra recebe Medalha de Ouro da Cidade