IncluCity – A Arquitetura e os espaços de inclusão
9 de abril |9h30-17h | Sala Conventual do Convento São Francisco | entrada livre e gratuita
INCLUCITY pretende debater a importância da arquitetura e dos espaços de inclusão nas cidades e espaços urbanos realiza-se, este ano, em Coimbra. O projeto, denominado “INCLUCITY – A arquitetura e os espaços de inclusão”, tem lugar no próximo dia 9 de abril, na Sala Conventual do Convento São Francisco. O projeto é uma organização conjunta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra e do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ).
A iniciativa tem como meta ser um espaço de debate e análise de vários projetos de inclusão ao nível da arquitetura. O objetivo do colóquio é explorar as possibilidades de inclusão dos cidadãos e das múltiplas deficiências existentes nos espaços comuns a todos dentro da cidade e da sociedade.
Através da apresentação e análise de projectos de âmbitos variados, assim como da partilha de experiências múltiplas, o Colóquio ambiciona que a inclusão no espaço urbano seja debatida em conjunto e de forma enriquecedora, reconhecendo a sua grande pertinência e franca multidisciplinaridade. Para tal, INCLUCITY acolhe inúmeros oradores das mais diferentes áreas da arquitetura e da inclusão, criando um painel diversificado e de alta qualidade. A iniciativa inclui, ainda, a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
De realçar que ambas as instituições organizadoras apresentam importantes celebrações este ano. No presente ano letivo, 2018/2019, o DARQ revisita e revive o ‘caminho’ percorrido pela escola na cidade e no mundo. São ’30 Anos’ vividos no pátio do Colégio das Artes, ao longo dos quais muitos estudantes, professores e demais funcionários se foram deparando com distintos ‘cruzamentos’, com decisões a terem de ser tomadas para seguir caminho, às vezes às escuras, outras vezes às claras’. Pretende-se assim neste colóquio sublinhar tal ‘cruzamento’, ainda que, a par, se queira também reconhecer em que medida esta circunstância, própria de quem quer sempre aprender, oferece um outro olhar sobre Coimbra e sobre o mundo, de modo inclusivo, continuado e confrontado com os problemas do real.
Por outro lado, a APPACDM de Coimbra celebra, este ano, 50 anos de existência. Criada a 30 de junho de 1969, a instituição tem como principal missão “criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão) possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade”. Marco importante para a Associação, 2019 torna-se o mote para a realização de iniciativas como esta que promovam ondas de mudança na sociedade portuguesa, de modo a construir espaços de inclusão e de igualdade para todos e fomentar a quebra de barreiras e preconceitos relativamente à população com incapacidade ou deficiência. INCLUCITY está inserido nas comemorações dos 50 anos da APPACDM Coimbra.