Colégio
“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” (Goethe , Johann)
Contactos
Rua Gomes Freire, n.º 21, 3000-204 Coimbra, e tem os seguintes contactos:
Telefone: 239488050 Fax: 239488059 | Email:colegio@appacdmcoimbra.pt | colegio.appacdmcoimbra@gmail.com
Horário de Funcionamento: 7:30H às 19:00H
Creche
A Creche do Colégio de Santa Maria é um contexto de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à criança dos 0 aos 3 anos e sua família. Estruturada e organizada no sentido de promover o desenvolvimento global harmonioso de cada criança, a creche presta apoio de qualidade, que potencia o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social de cada criança, valorizando-se a sua unicidade e o mundo afetivo e relacional necessário à formação da sua personalidade e identidade em estreita colaboração com a família/responsável legal.
Objetivos, de acordo com a legislação em vigor:
- Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
- Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
- Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;
- Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
- Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;
- Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.
Jardim de Infância
O Jardim de Infância do Colégio de Santa Maria é uma resposta educativa para crianças dos 3 aos 6 anos, que se estrutura e organiza no sentido de promover o desenvolvimento global harmonioso de cada criança, prestando-lhe apoio de qualidade, que potencie as suas capacidades, valorizando-se a unicidade de cada criança, de cada família e o mundo afetivo e relacional necessário à formação da sua personalidade e identidade em estreita colaboração com a família/responsável legal.
Objetivos específicos do jardim-de infância:
- Fomentar o jogo livre e espontâneo, apoiando o estabelecimento de relações e atitudes de socialização
- Desenvolver a expressão corporal, expressão gráfica, a linguagem, a imaginação e criatividade
- Utilizar várias modalidades de representação como meio de expressão, desenvolvendo jogos dramáticos, jogo poético, rimas e lengalengas, atividades plásticas e possibilidades dos diferentes órgãos dos sentidos
- Desenvolver a orientação e as noções de espaço e tempo
- Desenvolver a noção de partilha, responsabilização e cooperação
- Desenvolver o pensamento lógico-matemático, estimular o gosto pelo livro como fonte de informação e incentivar o gosto pela escrita (desenvolvimento dos pré-requisitos para a futura aquisição da leitura e escrita, no1º ciclo)
- Fomentar a partilha de saberes entre gerações, bem como favorecer o conhecimento de si e dos outros;
- Desenvolver a capacidade de tomada de decisão e a auto-estima;
- Favorecer o desenvolvimento da autonomia.
Objetivos gerais definidos para a educação pré-escolar:
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania.
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem.
- Estimular o desenvolvimento global da criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.
- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas, como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico.
- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva.
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.