APPACDM de Coimbra recebeu Menção Honrosa do Prémio BPI Capacitar

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra foi distinguida na edição de 2017 do Prémio BPI Capacitar. A instituição recebeu uma Menção Honrosa pela criação da iniciativa 3DPrint4Good – Tecnologia 3D ao serviço da deficiência. Entre os mais de 200 projetos concorrentes a nível nacional, a candidatura desta associação foi a única do concelho de Coimbra a ser galardoada na edição deste ano.

A iniciativa premiada cresceu no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de São Silvestre, em conjunto com a empresa SleekLab. A ideia do projeto surgiu pela necessidade de criação de apoios de produto personalizados. Estas ajudas técnicas são ajustadas à necessidade de cada indivíduo, de acordo com a anatomia e função, para serem utilizadas em atividades da vida diária, como a alimentação, mas também na área do lazer e/ou de produtividade, como pintura e escrita.

Para a criação destas ajudas técnicas recorreu-se à impressão de peças 3D, através da empresa SleekLab. A criação destas peças, construídas em função das especificidades de cada cliente – ao invés das que são feitas com base num molde standard -, reflete-se num aumento da funcionalidade e participação do indivíduo nos contextos de vida.

De acordo com a presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, este é um projeto “fortemente ligado à componente da reabilitação das pessoas com deficiência numa perspetiva de aumento da sua qualidade de vida e de uma melhoria da sua dignidade e bem-estar”.

O Prémio BPI Capacitar distinguiu a APPACDM de Coimbra “pelo projeto com que se candidatou, que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente”.

A entrega de prémios BPI Capacitar 2017 ocorreu segunda-feira, 4 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

APPACDM de Coimbra recebeu Menção Honrosa do Prémio BPI Capacitar