Centro de Atividades Ocupacionais

Apresentação

Os Centros de Atividades Ocupacionais visam, através de um conjunto alargado de respostas terapêuticas, de habilitação e de atividades socialmente úteis, proporcionar às pessoas com deficiência mental grave e profunda, a maximização da sua qualidade de vida. A partir dos sonhos e aspirações, percebendo as capacidades e necessidades de cada indivíduo, são desenvolvidos planos de apoio individualizados que definem as metas, objectivos a alcançar, as estratégias e apoios estritamente necessários para atingir esses sonhos.

Objetivos

Os Centros de atividades Ocupacionais (CAOs) estão estruturados em torno de duas vertentes: CAO estritamente ocupacional e o CAO Socialmente útil.

  •  O CAO estritamente ocupacional – Direcionado para pessoas em situação de grande dependência, pelo que a componente terapêutica é fortemente reforçada. Temos procurado desenvolver áreas de estimulação sensorial, métodos de comunicação alternativa e aumentativa, programas de promoção cognitiva e atualmente estamos a desenvolver programas de imersão na comunidade com exploração da natureza e do conhecimento da ciência e da cultura.
  •  O CAO Socialmente Útil – A realização de atividades socialmente úteis tem por objectivo a valorização e dignificação das pessoas com deficiência, bem como a potenciação e desenvolvimento das suas capacidades, visando aumentar o seu bem-estar material.

Estas são desenvolvidas quer na perspectiva de uma eventual integração, quer na perspectiva de manter os clients ativos e interessados. Nos 4 Centros de Atividades Ocupacionais, a APPACDM de Coimbra disponibiliza aos seus clientes um total de 16 oficinas/ áreas de trabalho, nas quais são executados produtos ou tarefas cujo lucro reverte em compensação monetária para os clientes. Em parceria com agentes locais, cerca de meia centena dos nossos clientes, em grupo ou individualmente, desenvolvem diariamente atividades em contexto da comunidade.

A todos os clientes, são disponibilizados um conjunto de apoios, que de acordo com os seus interesses e necessidades podem integrar o seu plano de apoio. Psicologia, apoio social, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, a hidroterapia, a hidromassagem o snoezelen e a musicoterapia, soundbeam, hipoterapia, psicomotricidade e atividades desportivas, atividades académicas com recurso às tecnologias de informação e comunicação e artes de palco fazem parte deste leque do ofertas disponíveis A promoção de grupos de autorepresentação tem como objectivo dotar as pessoas com deficiência mental de competências necessárias para gerir a sua própria vida, fazendo valer a sua opinião nas decisões que lhe dizem respeito, sendo que estas determinam a sua cidadania. Os princípios que determinam este movimento de autorepresentação são fundamentalmente: a Liberdade para planear a própria vida, a Autoridade para gerir os próprios recursos, o Suporte para construir uma vida em comunidade, a Responsabilidade que inclui as obrigações e contributos de qualquer cidadão para com a comunidade.

 

Contactos

CAO Arganil

Telefone: 235 203 153

E-mail: arganil.geral@appacdmcoimbra.pt

CAO Montemor-o-Velho

Telefone: 239 680 697 | 962 143 643

E-mail: montemor.coordenacao@appacdmcoimbra.pt

CAO S. Silvestre

Telefone: 969 788 612

E-mail: ssilvestre.coordenacao@appacdmcoimbra.pt

CAO Tocha

Telefone: 231 443 100 | 961 481 560

E-mail: tocha.geral@appacdmcoimbra.pt