Formação Profissional

APRESENTAÇÃO

A formação profissional enquadra o conjunto de atividades promovem a qualificação e/ou a empregabilidade/colocação em mercado aberto de trabalho de pessoas com deficiência ou incapacidade. Neste contexto são desenvolvidos cursos que dotam os formandos de competências profissionais, reconhecidas e validadas, potenciadores da sua inclusão laboral.

DESTINATÁRIOS

As ações desenvolvidas destinam-se a pessoas com pessoas com deficiência ou incapacidade, evidenciando dificuldade em aceder ou concluir oferta formativa regular, e que estejam fora da escolaridade obrigatória.

ATIVIDADES

A APPACDM de Coimbra desenvolve ações de formação profissional ajustadas ao perfil dos formandos e ao tecido socioeconómico local, os quais têm na sua maioria como base os referenciais adaptados integrados reconhecidos pela ANQEP e permitem ao formando obter uma qualificação de nível 2 e o 9º ano da escolaridade. Os percursos de formação conjugam formação em sala com a realização de um período de formação em contexto de trabalho, tendo as atividades formativas uma forte componente prática, inclusiva e contextualizada.

O trabalho desenvolvido junto de cada pessoa é individualizado, procurando dar a melhor resposta às suas necessidades.

RECURSOS

  • Formadores/monitores de habilitação reabilitação certificados
  • Formadores/professores qualificados (professores profissionalizados),
  • Técnicos de acompanhamento
  • Coordenadores de formação
  • Psicólogos
  • Técnicos de Serviço Social
  • Auxiliares

INSCRIÇÕES/SINALIZAÇÕES

As inscrições estão abertas todo o ano, através do preenchimento de uma ficha de inscrição, por contacto telefónico, por mail ou pessoalmente em cada uma das unidades de formação.

 

Cofinanciado por: