Formação Profissional

Apresentação

A formação profissional enquadra o conjunto de atividades promovem a qualificação e a empregabilidade/inclusão em contexto de trabalho regular de pessoas com défice cognitivo ou outra incapacidade/disfuncionalidade, dotando-as de competências profissionais, pessoais e sociais reconhecidas e certificadas compatíveis com o mercado de trabalho. Enquadra ainda atividades que procuram proporcionar escolhas formativas e profissionais fundamentadas e baseadas em experiências concretas e ações que visam a colocação em posto de trabalho e a manutenção do mesmo.

Destinatários

As ações desenvolvidas destinam-se a pessoas com idades superiores a 15 anos, fora da escolaridade obrigatória, com défice cognitivo ou com outra deficiência ou incapacidade ou ainda que, por qualquer motivo, tenham dificuldade em aceder ou concluir outros percursos formativos.

Oferta Formativa

Assistente de Apoio Familiar e à Comunidade – Coimbra e Montemor-o-Velho

Cozinheiro/a – Arganil, Coimbra, Montemor-o-Velho e Tocha

Empregado/a de Mesa – Coimbra

Operador/a de Jardinagem – Coimbra e Tocha

Empregado/a de Andares – Montemor-o-Velho

Operador/a de Acabamentos de Madeira – Tocha

Mecânica de Serviços Rápidos – Tocha

Lavagem Auto – Coimbra

Atividades

A APPACDM de Coimbra desenvolve ações de formação profissional ajustadas ao perfil dos formandos e ao tecido socioeconómico local, os quais têm na sua maioria como base os referenciais adaptados integrados reconhecidos pela ANQEP e permitem ao formando obter uma qualificação de nível 2 e o 9º ano da escolaridade*. Os percursos de formação conjugam formação em sala com a realização de um período de formação em contexto de trabalho, tendo as atividades formativas uma forte componente prática, inclusiva e contextualizada.

As ações de Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego, que permitem clarificar as escolhas vocacionais e profissionais e avaliar a capacidade de trabalho, integram, além da fase de avaliação, a experimentação de áreas formativas, a realização experiências de trabalho e análise de opções disponíveis no mundo da formação e do emprego**.

No contexto das ações de apoio à colocação e de apoio à pós colocação é prestado apoio individualizado à pessoa com deficiência ou incapacidade e aos empresários, facilitador do acesso ao mercado de trabalho e que assegure a sua manutenção**.

O trabalho desenvolvido junto de cada pessoa é individualizado, procurando dar a melhor resposta às suas necessidades.

Recursos

  • Formadores/monitores certificados e qualificados
  • Técnicos de acompanhamento
  • Coordenadores de formação
  • Psicólogos
  • Técnicos de Serviço Social
  • Auxiliares

Inscrições/sinalizações

As inscrições estão abertas todo o ano, através do preenchimento de uma ficha de inscrição, por contacto telefónico, por mail ou pessoalmente em cada uma das unidades de formação.

Contactos

Arganil

Morada: Rua Comendador da Cruz Pereira
3300 – 034 Arganil

Telefone:  235 203 153

E-mail: arganil.coordenacao@appacdmcoimbra.pt

Coimbra – Centro de Formação Profissional Casa Branca

Morada: Rua Vicente Pindela, n.º 18

3030-030 Coimbra

Telefone: 239 722 623 | 962 143 699

E-mail: cfp.casabranca@appacdmcoimbra.pt

Montemor-o-Velho

Morada: Rua dos Bombeiros Voluntários 362,
3140 – 250 Montemor o Velho

Telefone: 239 680 697 | 962 143 643

E-mail: montemor.coordenacao@appacdmcoimbra.pt

Tocha

Quinta da Fonte Quente,
3060-673 Tocha

Telefone: 231 443 100 | 961 481 560

E-mail: tocha.geral@appacdmcoimbra.pt