Colóquio Cuidadores (In)Formais: proteger quem cuida

A APPACDM de Coimbra realiza, no próximo dia 14 de março, o colóquio “Cuidadores (In)Formais – Proteger quem cuida”.

A acontecer pelas 9h30, na Sala Miguel Torga, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, numa importante parceria entre esta instituição e a APPACDM de Coimbra, o colóquio pretende debater a temática dos cuidadores em Portugal.

Este é, atualmente, um tema bem presente na sociedade portuguesa. A APPACDM Coimbra não podia deixar esta temática em branco, não apenas pela sua atualidade e importância, mas por ser igualmente um tema presente no quotidiano da associação. Os familiares dos nossos utentes são, eles próprios, cuidadores – assim, vivem a realidade do cuidador informal diariamente. Já muitos dos nossos colaboradores, que prestam diariamente cuidados aos nossos utentes, são considerados cuidadores formais e, como tal, vivem igualmente de perto esta realidade. É necessário, assim, “proteger quem cuida”.

Inserida na comemoração dos seus 50 anos, a APPACDM Coimbra pretende debater o tema de forma abrangente. Para esse efeito, convidou importantes personalidades de várias áreas: médica, social e jurídica. Para o primeiro painel, iremos ter presente um membro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, seguido de Filomena Girão, advogada especialista em Direito da Família com grande enfoque na temática do cuidador, e Rita Joana Pinheiro Maia, da Associação Nacional de Cuidadores. Numa segunda parte, queremos mostrar o que é ser cuidador pela voz dos mesmos. Assim, iremos apresentar uma Mesa Redonda, com testemunhos de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual, com paralisia cerebral e doentes de Esclerose Múltipla e Alzheimer. Todo o programa pode ser consultado abaixo.

A entrada é gratuita e não necessita de inscrição.

Colóquio Cuidadores (In)Formais: proteger quem cuida