Encontro da APPACDM de Coimbra junta 74 formandos para debater o mercado laboral

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra realizou, no dia 10 de janeiro, o seu 7º Encontro de Formandos. A iniciativa, que tem lugar todos os anos desde 2011, teve como palco o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

O Encontro teve como principal objetivo ser um momento de reflexão e partilha sobre o mundo do trabalho, a formação e acesso ao emprego. Os formandos foram incentivados a debater as suas dúvidas, ideias e desejos acerca dos cursos que frequentam, mas também sobre as próximas etapas após o término do curso na APPACDM de Coimbra e respetivo estágio. No total, participaram no Encontro 74 formandos da APPACDM de Coimbra.

Para a presidente da associação, Helena Albuquerque, “a valência da Formação Profissional da APPACDM de Coimbra tem sido fundamental para que pessoas com deficiência intelectual ou noutras situações que originam incapacidades do foro cognitivo possam adquirir as competências necessárias para poderem ser integradas adequadamente no mercado de trabalho”.

Todas as Unidades Funcionais da instituição – Tocha, Montemor-o-Velho, Arganil e Coimbra – estiveram presentes neste Encontro para um dia pleno em atividades. Para além de exercícios mais focados em perceber o valor do seu trabalho, que mais-valias interessam para o mundo laboral e atitudes a ter perante as entidades empregadoras, foi ainda possível assistir a uma sessão no Planetário do Observatório Geofísico e Astronómico. Assim, os formandos puderam conhecer as várias constelações, estrelas e sua formação, num momento diferente, através dos ensinamentos do diretor do espaço, João Fernandes.

Encontro da APPACDM de Coimbra junta 74 formandos para debater o mercado laboral