Avançar para conteúdo principal

“Guia para um Cérebro Ativo”: um manual para com deficiência intelectual e demência

“Guia para um Cérebro Ativo” é um manual de atividades para pessoas com deficiência intelectual e demência. O projeto surge através da verificação, por parte das equipas técnicas, que na população apoiada pela APPACDM de Coimbra se registaram alterações e/ou perdas no funcionamento e autonomia das pessoas. Foi lançado dia 18 de dezembro de 2017, no Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre.

Após alguns diagnósticos médicos de demência, o passo seguinte foi procurar forma de intervir na literatura disponível nos manuais direcionados para esta diagnose. Na intervenção concreta não foram encontradas atividades dirigidas, especificamente, à população com deficiência intelectual e demência. Sendo esta uma realidade transversal aos vários Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Coimbra, decidiu desenvolver-se um projeto conjunto que tinha como objetivo conceber atividades de estimulação direcionadas, em particular, para esta população.

Deste projeto nasceu o “Guia para um Cérebro Ativo”. Apesar de existirem vários manuais para a terceira idade, as suas atividades não são adaptadas a pessoas com deficiência intelectual e demência. Assim, o principal objetivo deste manual é dar resposta a esta população, através de um livro com exercícios especificamente direcionadas para as suas necessidades. Torna-se, desse modo, um projeto único.

Os 80 exemplares do manual foram, em primeira instância, distribuídos pelos vários Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Coimbra e disponibilizados a outros técnicos e instituições congéneres que demonstrem interesse no livro.

A conferência de imprensa contará com a presença da presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, e dos técnicos responsáveis pela elaboração do livro: Daniela Gomes (CAO Arganil), Ana Gomes (CAO Montemor-o-Velho), Antonieta Figueira e Ana Mendes (CAO S. Silvestre), Joana Vitória e Nuno Santos (CAO Tocha).

“Guia para um Cérebro Ativo”: um manual para com deficiência intelectual e demência