TORRE DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ILUMINOU-SE PARA CELEBRAR O DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A APPACDM Coimbra aceitou o desafio da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e concretizou um extenso programa para comemorar o 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, a 10 de Maio. A começar pela iluminação, em amarelo, da torre da Universidade de Coimbra.
O programa abrangeu iniciativas antes e depois de 10 de Maio. A creche e jardim de infância Dandélio realizou uma Hora do Conto, aberta à comunidade, na Livraria Bertrand do Alma Shopping. Cada ouvinte/criança participante vestiu uma peça de roupa ou adereço amarelo.
O CRI criou um panfleto digital que aborda alguns mitos e factos sobre a deficiência intelectual. O panfleto digital foi divulgado pelas comunidades escolares onde participa, na semana seguinte ao 10 de Maio.
Na Unidade Funcional da Tocha, logo no dia 9 de Maio, houve um workshop com os formandos sobre a perceção que cada um deles tem sobre a sua incapacidade e o impacto no dia a dia. Deste workshop iremos elaborar conclusões a partilhar publicamente.
A equipa técnica deslocou-se a escolas para falar com alunos, docentes e pais/encarregados de educação sobre a formação para pessoas com deficiência intelectual e de como a mesma pode promover a mudança através da inclusão sócio-laboral.
A Formação Profissional de Coimbra entregou, também a 9 de Maio, uma lembrança, em escolas e instituições, com uma mensagem que afirma as capacidades da pessoa com deficiência intelectual e o seu potencial para ingressar no mundo do trabalho. Já a 12 de maio participou na II edição da Feira das IPSS, organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais, com informação demonstrativa do potencial de aprendizagem e empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual.
O CACI de S. Silvestre construiu um mural com fotografias da cidade de Coimbra, tiradas pelos clientes do centro. A iniciativa chamou-se “Coimbra by me”.
Na Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, 9 de Maio foi Dia Aberto à Comunidade Escolar, com participação em ateliers, visita às instalações e divulgação dos serviços da unidade e das capacidades das pessoas com deficiência intelectual, além de uma cerimónia de entrega de diplomas aos formandos do Pólo Formativo de
Montemor-o-Velho, seguida de lanche confecionado pelos formandos e clientes de CACI.
11 de maio foi um dia com o Atlético Clube Montemorense, com divulgação e venda de produtos gastronómicos e artesanato no campo do Atlético Clube Montemorense e entrada no campo de futebol de clientes do CACI, acompanhando os jogadores do clube. O valor da bilheteira reverteu para a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM Coimbra.
Na Unidade Funcional de Arganil, o CACI efetuou uma manifestação pacífica, em frente à Câmara Municipal e na Escola Secundária, com os clientes a apresentar cartazes com mensagens como “Sou uma pessoa”, “Quero e posso decidir”, “Cada um tem o seu ritmo, não tem que ser o mesmo”, “Necessito de apoio em determinados momentos”, “Trata-me como um adulto” ou “Para estar preparado tenho que estar informado”.
Por último, os lares da APPACDM Coimbra prepararam interações com a comunidade. No dia 10 de Maio, o “Palavras Soltas”, no Parque Verde de Coimbra e o “Caixa Mágica”, nas ruas da cidade.
As atividades continuam a 17 de maio, com os “Segredos da Diversidade”, uma interação com a comunidade, famílias e amigos, nos lares de Montes Claros, Tocha e S. Silvestre. Ainda no dia 31 de maio, haverá largada de balões, na praia da Tocha, a que se segue um almoço partilhado com clientes dos diferentes lares.