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 Imagens e Histórias: eu mudo tu mudas e juntos mudamos o mundo

Objetivos do projeto:

  • Informar a sensibilizar a comunidade contribuindo para mudar a perceção social da deficiência, através da utilização de fotos e histórias de vida na 1ª pessoa
  • Fomentar o autoconhecimento e a auto imagem em Pessoa com Deficiência mediante a conjugação de duas técnicas Fototerapia e storytelling   
  • Dotar uma equipa de colaboradores de formação em técnicas para a promoção do autoconhecimento, da autonomia, da participação e valorização: pessoal, social e profissional em Pessoa com Deficiência 

Ações realizadas:

Iniciou-se o projeto com a realização de reuniões com clientes e colaboradores, para apresentação do projeto e seus objetivos. Foi realizada formação em fototerapia e Storytelling para a equipa técnica do projeto envolvendo 17 colaboradores, num total de 21 horas e adquiridas as ferramentas de desenvolvimento pessoal, “Coaching game” e Punctum”. Foram realizadas 4 sessões fotográficas (uma em cada CAO) tendo sido realizados os retratos dos clientes. Foram organizadas as equipas para a realização das histórias com recurso às ferramentas de desenvolvimento pessoal.  

A 6 de Outubro, iniciou-se a publicação das histórias no Diário de Coimbra, tendo sido publicado uma história, com o respetivo retrato, todas as quartas feiras. Após a publicação no jornal, tem sido posteriormente republicada nas redes sociais e na página da APPACDM. Foi efetuada a avaliação do projeto, mediante a elaboração e aplicação de um questionário a clientes e colaboradores, e aplicadas as escalas de qualidade de vida. Procedeu-se á recolha de interações e alcance nas redes sociais e órgãos de comunicação. 

Impacto do Projeto

  1. A mudança da perceção social da deficiência- as histórias publicadas tiveram um alcance no Facebook e Instagram de 3323 pessoas, e a média de interação só nestas duas redes sociais foi 282, por publicação. Não conseguimos ter forma de avaliar quantos leitores tiveram acesso ás histórias publicadas, contudo sabemos que este jornal tem uma tiragem de 10.000 exemplares e 7900 assinantes. Alem destes dados temos ainda a registar outros artigos e reportagens em outros órgãos de comunicação. Por estes dados teremos de concluir que muitas pessoas terão lido estas histórias e acreditamos que não terão ficado indiferentes. 
  2. Fomentar o autoconhecimento e autoimagem- Pela análise dos inquéritos aos clientes, verificámos que 91% consideram que as ferramentas de desenvolvimento pessoal/imagens foram um bom instrumento para se conhecerem melhor e 100% acharam que fazer a sua história contribui para reconhecerem as suas competências ou aspetos positivos que tem. 96% acharam que a elaboração das suas histórias ajudou a terem um olhar diferente sobre as estratégias que tiveram para superar as dificuldades na sua vida. 
  3. Dotar a equipa de colaboradores de técnicas para a promoção do autoconhecimento da autonomia e da participação e valorização pessoal social e profissional em pessoas com deficiência. 17 colaboradores tiveram formação em novas metodologias de trabalho e 100% reconheceram a eficácia dos instrumentos e das técnicas para promover a capacitação dos utentes. 

Projeto cofinanciado pelo Programa de Apoio a Projetos do INR, IP no valor de 5055,22€